Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Coberturas do Circuito cultural do RJ. Shows, eventos, teatro, cinema, festas,vips,moda...Tudo que acontece na vibração 40º.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

OSSOS OU O SALTO DE PROMETEU”, DE JOÃO CÍCERO, ESTREIA NO ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SERGIO PORTO.

Num momento dramático limítrofe de sua existência, um homem reflete sobre a vida e a morte, relembrando o mito de Prometeu, personagem de uma das principais tragédias de Ésquilo. Com texto de João Cícero e interpretado por Maurício Lima, o monólogo “Ossos ou O salto de Prometeu” estreia dia 1º de setembro, no Espaço Cultural Sérgio Porto. A direção é de João Cícero e Laura Nielsen. Ao todo serão 12 apresentações, aos sábados, domingos e segundas.

A partir de reminiscências factuais desorganizadas e instáveis, o texto reflete sobre destino e livre-arbítrio a partir da tragédia grega “Prometeu Acorrentado”, uma das principais do dramaturgo Ésquilo. “Trata-se de uma performance lírico-reflexiva sobre o drama de um homem que atravessa um momento vertiginoso da existência, uma zona de turbulência, lançando um olhar sem moral para a morte iminente”, conta João Cícero, indicado como melhor autor nos prêmios Questão de Crítica e Cesgranrio com a peça “Sexo Neutro”.

“Prometeu Acorrentado” é uma das principais tragédias de Ésquilo, poeta e dramaturgo da Grécia Antiga. A história fala do castigo de Zeus a Prometeu, em decorrência de ele ter roubado o fogo, que pertencia aos deuses, e o ter concedido à humanidade. Como punição, Prometeu foi acorrentado a um rochedo para que uma águia devorasse seu fígado, que se regeneraria a cada noite, repetindo o drama por 30 mil anos. Um dia, um centauro o salva, libertando Prometeu das correntes e matando a águia.


SINOPSE

“Ossos ou O salto de Prometeu” é uma performance lírico-reflexiva em que uma subjetividade (homem-negro), Maurício Lima, com poucas reminiscências factuais, desorganizadas e instáveis, narra uma experiência limítrofe atravessada por reflexões (saltos de leitura) da peça Prometeu Acorrentado, de Ésquilo.

FICHA TÉCNICA

Ator: Maurício Lima
Direção: João Cícero e Laura Nielsen
Texto: João Cícero
Produção: Dayene Ruffo
Direção de arte: Ticiana Passos
Trilha: Márcio Pizzi
Direção de Movimento: Laura Samy
Direção de Produção: Dayene Ruffo
Iluminação: André Martins
Fotos: Felipe O’Neill



SERVIÇO

“Ossos ou O salto de Prometeu”Direção: João Cícero e Laura Nielsen
Apresentações: 1, 2, 3, 8, 9, 10, 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de setembro de 2018 (sábados, domingos e segundas) 
Hora: 19h
Duração: 50 min - 1hora
Classificação etária: 18 anos
Iluminação: André Martins
Sonorização: Márcio Pizzi
Ingressos: R$ 30,00
Lotação: 20 lugares
Local: Espaço Cultural Municipal Sergio Porto End: Rua Humaitá, 163 - Humaitá, Rio de Janeiro (entrada pela Rua Visconde de Silva)
Tel.: (21) 2535-3846

Nenhum comentário:

Postar um comentário