Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Coberturas do Circuito cultural do RJ. Shows, eventos, teatro, cinema, festas,vips,moda...Tudo que acontece na vibração 40º.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Oswaldo Montenegro lança seu segundo longa-metragem: “Solidões”


Premiado e elogiado pela crítica com “Léo e Bia”, seu primeiro longa-metragem, Oswaldo Montenegro lança “Solidões”, seu segundo filme, que conta com Vanessa Giacomo e o próprio Montenegro no elenco. 
“Solidões” entra em cartaz dia 1º de novembro em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília. Além dessas capitais, o filme vai rodar o país, sendo apresentado apenas um dia em cada cidade, com a presença de Montenegro conversando com o público após cada exibição. Essa agenda estará, sempre atualizada, no site: www.oswaldomontenegro.com.br/solidoes. 
Seria muito difícil apontar a principal qualidade que faz do filme “Solidões” uma obra tão especial. É um daqueles raros filmes que continuam conosco durante muito tempo, mesmo depois de termos deixado a sala de cinema. Talvez o motivo disso tudo resida no fato de Oswaldo Montenegro saber, como ninguém, despertar as emoções e sentimentos muitas vezes esquecidos dentro de nós, tanto através de sua música como de seu texto. 
Mostrando um profundo conhecimento da linguagem cinematográfica, a ponto de subverte-la com extrema coerência, Montenegro nos mostra os vários aspetos da solidão através de histórias muito bem costuradas e que jamais se tornam episódicas, graças à força de seu texto e a uma montagem brilhantemente caótica. Com uma bela fotografia capaz de retratar, com igual eficiência, ambientes intimistas e as paisagens mais exóticas do sertão, Oswaldo nos prova que técnica e emoção podem caminhar perfeitamente juntas, e nos presenteia com esse que é, sem dúvida alguma, um dos filmes mais originais dos últimos anos”, escreveu Paulo Fontenelle, premiado diretor dos filmes Loki e Dossiê Jango.
Realizado com recursos próprios e a Coprodução do Canal Brasil, “Solidões” vai do riso ao drama, do musical ao documentário, da comédia romântica à sátira cruel, em várias histórias que se ligam, se encontram. 
Vanessa Giacomo, além de narrar o filme, interpreta uma mulher que perde a memória e rejeita sua vida anterior se recusando, a partir daí, a ter contato físico ou emocional com qualquer ser humano. Oswaldo Montenegro, no papel do “demônio”, enfrenta sua solidão andando pelo mundo, morrendo de saudade de Deus.  Um diabo sádico, divertido, que sai por aí oferecendo infinitas possibilidades aos solitários, caso aceitem suas inusitadas condições e exigências. 
Há ainda muitos outros personagens, muitas outras solidões: o incrível “Palhaço Cocada”, de 95 anos, interpretando a si mesmo (o palhaço mais velho do Brasil) em momentos engraçados e dilacerantemente ternos. Uma mulher que, num bar, espera até de manhã por seu namorado, sem se convencer de que ele não vem. Um cantor que sai de Minas certo de fazer sucesso no Rio de Janeiro e vira músico de rua. Um sertanejo que abandona seu ninho achando que vai “ganhar o mundo” e ser feliz. Todos misturados à solidão de atores fazendo testes e tentando entrar para esse filme, num painel divertido e cruel, em que uma roda gigante gira em grande velocidade, mantendo todos absolutamente sós. 
As músicas de Oswaldo Montenegro permeiam e ligam esses episódios, como rios que vão desembocar num único final: a conclusão clara de que 90% das atividades humanas existem para diminuir ou suavizar a solidão e de que só o afeto pode trazer algum resultado.
“Solidões” foi rodado nas dunas de Arraial do Cabo (RJ), no cerrado de Brasília, no agreste de Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Piraí (RJ).
O filme é de uma plasticidade incrível, muito criativo, e a trilha musical é 10! Bom demais”. Roberto Menescal (músico, compositor, produtor). 
"Solidões, de fato, não é um filme comum”. Ricardo Diniz, site TERRA.

SERVIÇO: 
"Solidões", filme de Oswaldo Montenegro.
Com Vanessa Giacomo, Oswaldo Montenegro e grande elenco

Data: em cartaz a partir de 1º de novembro

* Rio de Janeiro: Espaço Itaú de Cinema
End: Praia de Botafogo, 316. Sala 4, às 18h.


Ficha técnica: 
Roteiro, Música e Direção: Oswaldo Montenegro
Empresa produtora: Oswaldo Montenegro Produções Artísticas
Coprodução: Canal Brasil
Supervisão de Fotografia: André Horta
Elenco:
Vanessa Giacomo, Oswaldo Montenegro, Pedro Nercessian, Eduardo Canto, Renato Luciano, Kamila Pistori, Palhaço Cocada, Madalena Salles, Gabriela Carneiro da Cunha, Renato Góes, Mayara Millane e grande elenco.
Supervisão de montagem: Pedro Gracindo
Edição: Gláucio Ayala e Oswaldo Montenegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário