Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Brazil
Coberturas do Circuito cultural do RJ. Shows, eventos, teatro, cinema, festas,vips,moda...Tudo que acontece na vibração 40º.

terça-feira, 19 de março de 2013

ONU e o projeto Cinemão realizam ação global no Rio



Imagine um carro aparelhado para exibição de filmes nacionais, equipado com super projetor de imagem, telão, sistema de som, mega-fone, cadeiras e pipoqueira! Junte tudo isso a muita vontade de promover, difundir e estimular a cultura e o encontro social através do Cinema Brasileiro de uma forma prática, gratuita e eficiente. O resultado é o projeto CINEMÃO - Veículo de Ocupação Tática da Culturaque ocupa espaços públicos marcados pela violência e ausência de aparelhos culturais.


A próxima sessão do Cinemão vai acontecer na segunda, dia  25 de março,  às 19h, no Complexo do Alemão. O projeto, que é apoiado pela ONU no Brasil, fará uma sessão especial em celebração ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Escravatura e do Comércio Transatlântico de Escravos.


O Cinemão exibirá um filme da ONU sobre o tráfico de escravos no auditório da Escola Estadual Jornalista Tim Lopes para alunos do terceiro ano, pela manhã. Eles serão estimulados a desenvolver uma redação a partir do filme. A melhor redação ganhará camiseta e cadeira do projeto, além de ter o texto compartilhado das redes sociais do Cinemão e  do UNIC (Centro de Informações das Nações Unidas).


Já às 19h, o projeto exibirá o filme  A batalha do passinho: os muleque são sinistro’, com direção de Emílio Domingos, longa-metragem vencedor da mostra novos rumos do Festival do Rio 2012. Na sequência, o projeto mediará um debate com a participação do diretor e personagens do documentário, membros da ONU, integrantes do Fórum da Juventude e agenda pactuada contra o extermínio da Juventude Negra, que promoverá também um diálogo com os moradores do Complexo do Alemão. Antes da sessão principal serão exibidos 3 curtas,  2 deles produzidos pela equipe do Cinemão, que também filmará nesse dia na comunidade o longa metragem “Pacificação”.


Cinemão X Caveirão – Relação não é mera coincidência
Este projeto nasce em função da existência do Caveirão. O Cinemão é a “antítese” da máquina de guerra do Estado. Toda semelhança física entre os carros é simbólica. O que difere são os meios e fins. O projeto usa o cinema como ferramenta de inclusão,visibilidade e protagonismo social de grupos marginalizados.

O CINEMÃO pretende promover ao longo do ano 288 sessões gratuitas de cinema, seguidas de debate com os realizadores e a comunidade local. O projeto deverá atingir mais de 150.000 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Serviço: CINEMÃO
Local: Campo do Sargento – Complexo do Alemão
Data: 25 de março, segunda-feira
Horário: 19h
Classificação: livre
Entrada Gratuita.

Por: Portal AIB



Nenhum comentário:

Postar um comentário